terça-feira, 9 de novembro de 2010

Direto de Minas Gerais para as mesas paulistanas

Pão de queijo é um dos produtos mais consumidos na região sudeste e ganha destaque na cidade de Hortolândia
(Barbara Tonhela)

O pão de queijo já faz parte do café da manhã dos paulistanos, mesmo sendo originário de Minas Gerais. E esse quitute não é consumido apenas no café da manhã. Já é quase obrigatório antes do almoço, no cafezinho ou chá da tarde, no com a família e os amigos, e muito consumido dentro dos lares brasileiros.

Massa pronta, direto pro forno. Por B.T.
Existem várias formas e gostos para se deliciar com esse petisco: com recheios de requeijão, cheddar, catupiry, doce de leite, brigadeiro, goiabada, entre outros sabores; pode ser consumido sem recheio mesmo; é vendido em unidade ou porções em tamanhos, conforme a vontade do consumidor.


Hortolândia há alguns anos, ganhou o status de Capital do Pão de Queijo, perdendo apenas para Minas. Segundo a assessoria de imprensa da cidade, já existem dados que comprovam tal título, entretanto a informação não é divulgada com amplitude. Dados da Vigilância Sanitária confirmam 36 empresas formalizadas, porém sabe-se da informalidade, por volta de 15 empreendimentos em todo o município.

Torradinhos e já prontos para comer. Por B.T.
Há 15 anos no mercado, a empresa Sabor Total, comandada por Mara Pereira e o esposo, mantém um padrão de qualidade e investimento. “Me sinto realizada profissionalmente. Em 1994 vimos uma porta aberta ao negocio de pão de queijo e deu certo.”, afirma Marta. Com 27 funcionários, hoje a empresa produz cerca de 2.500kg de pão de queijo por dia, em duas opções: massa em balde e congelado. E Mara explica, “A massa em balde tem validade de um mês e o congelado de até três meses.” Hoje a fábrica é comandada pela filha Marília Pereira que cursou nutricionismo para dar continuidade nos negócios do ramo alimentício.

A título de curiosidade, Mara explicou que o produto se adapta conforme o lançamento realizado na região. De forma direta, o pão de queijo paulista é tão parecido quanto o pão de queijo mineiro. “No mineiro, é usado muito mais polvilho azedo, com características mais abiscoitadas. Já o paulista vai menos polvilho, o que o torna mais crocante e o miolo mais molinho e macio”, esclarece a empresária.

Acompanhe o preparo do "Super Pão de Queijo", Por Marília Pereira, nutricionista: 





O pão de queijo surgiu em Minas Gerais, sem data certa, mas se tornou popular na década de 50. Os ingredientes do pão de queijo são: biscoito de polvilho azedo (ou doce), ovos, sal, óleo vegetal e queijo de leite de vaca. Entretanto, cada fabricante tem seus segredos. Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário