terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cupcakes, a moda e o mercado

Cansados de brigadeiros, beijinhos e cajuzinhos, doceiros apostam em doces personalizados
(Barbara Tonhela)

Confeiteiros e consumidores vem promovendo importantes mudanças de comportamento no que diz respeito aos doces em festas e eventos até naqueles encontrados em confeitarias e padarias. Em alta, estão as sobremesas chamadas de “cupcakes” – os mini bolinhos, em português.


Pinky Cupcakes, por B.T.



Considerados mais que simples sobremesas, eles estão se tornando um elemento importante na decoração de casamentos, formaturas e aniversários, com roupagens modernas e sabores que seguem tendências internacionais de gastronomia. Mais leves, com textura e sabor diferenciados, os “cupcakes” proporcionam a seus apreciadores uma verdadeira explosão sensorial.


Pinky Cupcakes, por B.T.

Antenados às novidades, muitos profissionais têm apostado na criação de produtos especiais para acompanhar o ritmo intenso de mudanças do mercado e satisfazer os novos consumidores. É caso de Priscilla Kurbhi, cakedesigner e proprietária da confeitaria Pinky Cupcakes. “Criei o hábito de procurar produtos diferentes para festas em sites e blogs e percebi que os cupcakes faziam muito sucesso. Quando me dei conta já havia montado uma empresa”, afirma.

Os pequenos bolinhos recheados e enfeitados com cremes, confeitos ou pasta americana conquistaram os paulistanos da zona oeste. Kurbhi já chegou a produzir 2 mil cupcakes por mês, e explica a razão para tanto fascínio pelos tradicionais bolinhos ingleses. “Faz sucesso porque é muito bom! É gostoso e diferente. O melhor é que podemos fazer mil versões de cada bolinho. Assim, cada festa, cada empresa e cada cliente, pode lembrar do próprio cupcake personalizado”, conta a cakedesigner que saiu da capital paulistana e foi para Campinas com a empresa, que agora conta com pronta entrega de encomendas.


Cupcakes da Lena com decoração arrojada, por B.T.

Os tradicionais docinhos de festa enrolados em granulado têm perdido seu lugar cativo nas festas de aniversário, casamentos e formaturas. E segundo Maria Helena, a Lena, professora de biologia aposentada que agora se dedica a dar aulas de cakedesigner, as festas se tornaram um mercado exigente e para alcançar o público, só oferecendo produtos especiais e diferenciados como os cupcakes.

A decoração diferenciada dos doces é a grande aposta de Lena. Atendendo encomendas que chegam aos 150 bolos por semana, a confeiteira trabalha permanentemente na elaboração de novos produtos, sem abrir mão de um sabor de qualidade. E ainda promove cursos de aperfeiçoamento para doceiras. “O gostoso de lidar com alimentação é que podemos estar sempre inovando. O doce não é um produto rígido e, justamente por ser possível fazer coisas gostosas e bonitas, quero mais é oferecer novidades nesse segmento.”

Acompanhe o processo de decoração simples de cupcakes por Priscilla Kurbhi:


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