terça-feira, 5 de outubro de 2010

Instituto define logomarca para celebrar Dia Nacional da Cachaça

 Por Fernanda Tomazin  

O Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC) apresenta em seu site o símbolo que ilustra o dia 13 de setembro, o dia da iguaria apreciada pelos brasileiros. Por meio de um concurso nacional, foram enviadas nove propostas de designers com diferentes símbolos  de cachaça, feitas por quatro empresas, as quais primeiramente foram submetidas ao voto entre os associados e posteriormente ao popular pelo próprio site da IBRAC, contabilizando 50,3% de votos para a empresa Bolero Comunicação, que ganhou reconhecimento pela criatividade e credibilidade em seu projeto.
  
A ideia, segundo os organizadores com a exposição do logo é “divulgar e caracterizar essa bebida genuinamente brasileira. Pois ao ver a imagem as pessoas já vão a identificar com cachaça  aguçando os seus sentidos e conseqüentemente consumirem mais”.

 
Apreciada por todo o país, a bebida possui suas particularidades ao ser produzida. A regionalização do líquido o faz ser conhecido por diversos nomes, como Branquinha, Caninha, Parati e Pinga. Mas mesmo sendo abrangente em nomenclaturas, os alambiqueiros tem que manter as regras estabelecida pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Industrial e Comercial que segue em “bebida com teor alcoólico entre 38% e 48% em volume, a 20°C, obtida de destilado alcoólico simples de cana-de-açúcar ou pela destilação do sumo fermentado de caldo de cana.”

Para o  “cachacier” Nestor Fiorin, é muito simples fazer cachaça. Nestor possui um alambique na região de Sumaré e define passo a passo o que se deve fazer para ter uma de pinga de qualidade: primeiramente é o corte da cana-de-açúcar,  depois a moagem, a fermentação e por último a destilação, isso quer dizer que em torno de três dias a Caninha estará pronta para o consumo. Ele salienta que a primeira dosagem que sai do tonel  é descartada, pois contém muitas impurezas que fazem mal a saúde. (Confira o vídeo abaixo).


A data escolhida para o Dia Nacional da Cachaça possui história em suas raízes, sendo que dia 13 de setembro de 1661 foi liberada a produção e comercialização da bebida no Brasil pela coroa portuguesa após serem pressionados pelos produtores. Sua legitimação foi feita apenas pelo IBRAC durante a feira ExpoCachaça no ano passado, pois o projeto-lei nº 5428/2009 tramita na Câmara dos Deputados, porém todos os produtores comemoram neste dia, independente do veredicto final.



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