Cansados de brigadeiros, beijinhos e cajuzinhos, doceiros apostam em doces personalizados
(Barbara Tonhela)
Confeiteiros e consumidores vem promovendo importantes mudanças de comportamento no que diz respeito aos doces em festas e eventos até naqueles encontrados em confeitarias e padarias. Em alta, estão as sobremesas chamadas de “cupcakes” – os mini bolinhos, em português.
Considerados mais que simples sobremesas, eles estão se tornando um elemento importante na decoração de casamentos, formaturas e aniversários, com roupagens modernas e sabores que seguem tendências internacionais de gastronomia. Mais leves, com textura e sabor diferenciados, os “cupcakes” proporcionam a seus apreciadores uma verdadeira explosão sensorial.
Antenados às novidades, muitos profissionais têm apostado na criação de produtos especiais para acompanhar o ritmo intenso de mudanças do mercado e satisfazer os novos consumidores. É caso de Priscilla Kurbhi, cakedesigner e proprietária da confeitaria Pinky Cupcakes. “Criei o hábito de procurar produtos diferentes para festas em sites e blogs e percebi que os cupcakes faziam muito sucesso. Quando me dei conta já havia montado uma empresa”, afirma.
Os pequenos bolinhos recheados e enfeitados com cremes, confeitos ou pasta americana conquistaram os paulistanos da zona oeste. Kurbhi já chegou a produzir 2 mil cupcakes por mês, e explica a razão para tanto fascínio pelos tradicionais bolinhos ingleses. “Faz sucesso porque é muito bom! É gostoso e diferente. O melhor é que podemos fazer mil versões de cada bolinho. Assim, cada festa, cada empresa e cada cliente, pode lembrar do próprio cupcake personalizado”, conta a cakedesigner que saiu da capital paulistana e foi para Campinas com a empresa, que agora conta com pronta entrega de encomendas.
Os tradicionais docinhos de festa enrolados em granulado têm perdido seu lugar cativo nas festas de aniversário, casamentos e formaturas. E segundo Maria Helena, a Lena, professora de biologia aposentada que agora se dedica a dar aulas de cakedesigner, as festas se tornaram um mercado exigente e para alcançar o público, só oferecendo produtos especiais e diferenciados como os cupcakes.
A decoração diferenciada dos doces é a grande aposta de Lena. Atendendo encomendas que chegam aos 150 bolos por semana, a confeiteira trabalha permanentemente na elaboração de novos produtos, sem abrir mão de um sabor de qualidade. E ainda promove cursos de aperfeiçoamento para doceiras. “O gostoso de lidar com alimentação é que podemos estar sempre inovando. O doce não é um produto rígido e, justamente por ser possível fazer coisas gostosas e bonitas, quero mais é oferecer novidades nesse segmento.”
Acompanhe o processo de decoração simples de cupcakes por Priscilla Kurbhi:
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