Nova tendência impulsiona mercado de importadas e artesanais
Por Rayssa Anicezio
Quem não gosta de tomar uma cervejinha gelada no fim do expediente? São raras as pessoas que responderiam que não. Sair para beber com os amigos já virou tradição e, pedir uma cerveja, quase uma prioridade. Não foi preciso ouvir um especialista ou consumidores assíduos para chegar a essa constatação, é só olhar nas mesas de bares e restaurantes para que essa especulação se confirme. Que cerveja é uma paixão nacional todos nós sabemos, mas ter um cardápio diferenciado só para combinar o melhor petisco com sua bebida favorita é novidade. Que, aliás, vem atraindo cada vez mais consumidores.
O mercado de cervejas brasileiro cresceu cerca de 5% em volume e atingiu 10,7 bilhões de litros em 2009, segundo o último levantamento do Instituto Nielsen. A pesquisa constatou ainda que o Brasil ultrapassou a Alemanha no ranking mundial. Produzida a partir da fermentação de cereais, principalmente da cevada maltada, a cerveja é considerada como uma das primeiras bebidas alcoólicas inventadas pelo homem.
Segundo Afonso Fraga Landini, mestre cervejeiro, Campinas é um importante mercado de consumo, aqui se movimenta grande parte do PIB nacional. “Já tivemos grandes cervejarias, como a Alesbier, a Cervejaria Universitária e é claro, a Ambev”. A região atrai inúmeros estabelecimentos entre bares e restaurantes, e acompanha a nova tendência de mercado, com casas especializadas em combinar bebidas com petiscos.
O Bar Brejas, em Campinas, é um exemplo de estabelecimento que aposta nessa tendência, a casa oferece, aproximadamente, 180 rótulos. Materialização do que o site Brejas (barbrejas.com) já faz na internet, a casa conta com uma equipe treinada para ajudar o cliente a encontrar os melhores rótulos de acordo com os seus gostos pessoais, o bar traz um cardápio de porções e lanches inteiramente harmonizado com os estilos das cervejas disponíveis.
Para Maurício Beltramelli, especialista em cervejas especiais e editor do Brejas, uma coisa chama a outra. “Além das harmonizações dos vinhos com comidas, as cervejas desempenham um papel muito interessante. É um mercado em franca expansão no mundo e o Brasil segue a mesma tendência. Aliás, no Brasil, o consumo per capita chega a 47 litros por ano”.
Para o especialista, essa tendência impulsiona o mercado, pois, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Os bares que apostam nesse ramo, atuam não só em beneficio próprio, mas prestam um serviço para o consumidor, apresentando cervejas que até então eram desconhecidas. 99% das cervejas consumidas no Brasil são do estilo Pilsen. “O mundo não é só pilsen, existem outros 120 estilos de cervejas pelo mundo afora que o consumidor gostará de provar. É uma tendência mundial, mas digo que sempre haverá cervejas de massa e artesanais. Os mercados não concorrem entre eles”.
O portal Brejas é referência no assunto e traz informações e curiosidades sobre a bebida, além de oferecer, em parceria com o SENAI Vassouras, o Curso de Iniciação às Técnicas Cervejeiras Caseiras. Responsável por ministrar o curso, Afonso Fraga Landini afirma que qualquer um pode frequentar as aulas. “Temos um público homogêneo, estudantes, curiosos e até iniciantes. Aqui ensinamos sobre todas as matérias-primas que são utilizadas na fabricação de cervejas, os processos e os equipamentos. Os alunos saem daqui com plenos conhecimentos para iniciar este hoobie”.
Outra casa que oferece um cardápio de bebidas harmonizado com as opções de comidas é a Cervejaria Devassa. Nascida no Rio de Janeiro, a rede possui uma franquia em Campinas, localizada no Cambuí. Mas, o forte não são cervejas importadas e sim os choppes de fabricação própria.
Para saber mais novidades cervejeiras, leia a matéria de Fernanda Tomazin sobre o último lançamento da Ambev, a Skol 360º.
Sugestões Bar Brejas:
Harmoniza com: Dry Stout, Schwarzbier, Porter, Munich Helles, Bock, Doppelbock, Weizenbock
· Hambúrguer de Picanha (200g), mussarela, bacon, cebolas caramelizadas, alface americana e tomate. Servido no pão de hamburguer. Acompanha batatas fritas Harmoniza com: India Pale Ale, Schwarzbier, Altbier
Sugestão Cervejaria Devassa:
· Peixes, frangos, saladas ou molhos.
Harmoniza com: Devassa Loura (Choppe)
· Bonitão e Lamparina. Carne-seca artesanalmente desfiada, puxada na cebola, escoltada por tenros nacos de aipim frito.
Harmoniza com: Loura e Ruiva (Choppes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário