terça-feira, 5 de outubro de 2010

Café Gourmet: O ouro negro Brasileiro


Panayote Jean


É na região Sudeste, mais especificamente a região Mogiana de São Paulo, o sul e Cerrado de Minas Gerais, o Vale do Jequetinhonha, além do estado do Paraná, que o Café Gourmet brasileiro encontra seu principal pólo de cultivo. A região ainda detém o título de maior produtora de café do Brasil, e em especial, o café Gourmet que se caracteriza por possuir um sabor mais apurado em relação ao café comum decorrente da escolha de uma variedade especial do Coffea arabica ou Café Arábica.

Para que o grão alcance tal nível de qualidade é preciso uma série de fatores: a qualidade da terra para o cultivo, clima propício, a colheita seletiva apenas dos grãos maturados, a moagem do grão e torragem, e o processo de embalagem com nitrogênio com o intuito de evitar a oxidação precoce do café, fatores esses presentes no região Sudeste do país.

O valor do café Gourmet também se diferencia do café comum: de R$ 110,00 a saca do café comum, para R$ 132,00 o café Gourmet.

Voltando um pouco na história, podemos datar a origem do café no século IX nas terras altas da Etiópia, mas contrariando a crença popular, a palavra “café” vem do árabe qahwa, que significa “vinho” devido à importância do café na cultura árabe.

Desde a sua descoberta, muitas figuras importantes da história aderiram a bebida, como o papa Clemente VIII e Luís XIV, entretanto foi com o surgimento das casas de café na Europa, em meados do século XVII, e com a inveção da cafeteira, final do século XVIII, que a bebida de cor marrom se tornou popular mundialmente devido ao seu sabor e suas qualidades estimulantes.

No Brasil o café foi introduzido pelo Sargento-mor Francisco de Melo Palheta, que em missão secreta à Guiana Francesa, conseguiu sementes de café das mãos de Madame d'Orvilliers, esposa do governador. Foi na região Sudeste do Brasil que o café conseguiu se estabelecer devido a qualidade da terra e do clima e se tornou um dos principais produtos brasileiros, fazendo com que no início do século XX fazendeiros da região indicassem ou tornassem-se presidentes do Brasil, política mais conhecida como café-com-leite.


 

Legenda: Distribuição geográfica dos diferentes cultivos (r: robusta, m: robusta e arábica e a: arábica).


Em Campinas existem diversos lugares para se saborear um verdadeiro café Gourmet, o Fran’s Café e o Café do Ponto são os estabelecimentos mais conhecidos dos grandes apreciadores dessa bebida estimulante e com sabor indescritível.
E não basta somente ter um bom grão. A mão de quem tira o café também conta muito para seu sabor. O barista, nome como é conhecido o profissional especializados na apreciação e qualificação do café, tem um papel fundamental no preparo do café Gourmet. De acordo com a  coordenadora da unidade Cambuí do Fran’s Café, Raquel Teixeira do Nascimento, cada barista possui um estilo no preparo café. Em entrevista cedida ao Sabor em Pauta, Raquel explica as principais caracteristas do café Gourmet. (Veja a entrevista abaixo)










Entre os anos de 1997 e 2007 o consumo do café pelos brasileiros cresceu de 11,5 milhões de sacas para 16,9 milhões de sacas.

Segundo o diretor-executivo da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café), Nathan Herszkowicz, “o segmento de cafés de alta qualidade representa algo em torno de 4% a 5% do consumo brasileiro e a expectativa é de que esse mercado possa crescer até 10% de todo o mercado brasileiro nos próximos sete a dez anos”.


As verdades e os Mitos sobre o Café


Segundo o Professor Doutor Darcy Roberto Lima, Ph.D em Medicina pela Universidade de Londres, o consumo moderado de café (3 a 4 xicaras por dia) exerce um efeito de prevenção ao Mal de Parkinson, depressão, diabetes, cálculos biliares, câncer de cólon e ao consumo de drogas como o álcool, além de possuir propriedades antioxidantes, melhorando o desenvolvimento na prática de esportes.

Ao contrário do que muitos acreditam o café não é só cafeína, ele possui apenas 1 a 2,5% dessa substância. Nele são encontradas, em maior quantidade, outras substâncias mais importantes para a saúde. Dentre as substâncias saudáveis podemos destacar: Vitamina B, lipídeos, aminoácidos, açúcares e uma grande variedade de minerais como potássio e cálcio.

Darcy afirma que o consumo moderado café não faz mal para crianças e adolescentes, pelo contrário, ajuda no estimulo do sistema de vigília e na concentração e pode ajudar no aprendizado escolar, pois torna o cérebro mais atento auxiliando nas atividades intelectuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário